A importante coleção O Brasil Republicano retorna às livrarias com volume inédito.
Nas primeiras décadas do século XXI, temas como democracia, cidadania e República surgem, em diferentes interpretações, como dilema e desafio que a sociedade brasileira enfrenta no cotidiano. Partilhando dessas preocupações, planejamos e organizamos a coleção O Brasil Republicano, em
cinco volumes: O tempo do liberalismooligárquico (edição revista), O tempo do nacional-estatismo (edição revista), O tempo da experiência democrática (edição revista), O tempo do regime autoritário (edição revista) e O tempo da Nova República.
Este quinto volume da coleção reúne 13 capítulos e compreende o período democrático iniciado em 1985 e encerrado em 2016, com a crise política que destituiu Dilma Rousseff da Presidência da República.
O ano de 1985 inicia-se com o falecimento do presidente eleito, Tancredo Neves, o que levou o vice, José Sarney, à Presidência da República, em um governo marcado por práticas políticas tradicionais e descontrole da economia. A primeira eleição direta após o período autoritário levou à Presidência Fernando Collor de Mello, afastado após um processo de impeachment. Seu vice, Itamar Franco, implantou programa de estabilização econômica: o Plano Real. Fernando Henrique Cardoso, por dois mandatos, colocou o Brasil na rota do neoliberalismo. O Partido dos Trabalhadores ascendeu ao poder, com dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e outros dois de Dilma Rousseff. Contudo, o último mandato foi interrompido por um processo de impeachment – também definido como golpe de Estado. Em meio a isso, a ebulição e criatividade da produção cultural e artística da época, com o Rock Brasil, a literatura, o cinema e as artes plásticas.
O volume reúne textos de: Adelaide Gonçalves, Alessandra Carvalho, Américo Freire, Angélica Müller, Brasilio Sallum Jr., Cláudia Viscardi, Estevão de Rezende Martins, Fernando Perlatto, Francine Iegelski, Jorge Ferreira, José Ricardo Ramalho, Luiz Carlos Delorme Prado, Luiz Sérgio de Oliveira, Maria Antonieta p. Leopoldi, Maria Fernanda Garbero, Mario Luis Grangeia, Marly Motta, Rafael de Luna Freire, Rodrigo Patto Sá Motta.