Os aeroportos regionais estão localizados em cidades menores e que se conectam, por meio dos serviços aéreos, aos grandes centros urbanos. São verdadeiras portas de entrada ao turismo, bens, pessoas e mercadorias. Cá comigo, o Brasil é um país gigante, o que torna a aviação regional setor estratégico para integrar o território e promover um desenvolvimento menos desigual entre as regiões.
No mercado da aviação, há uma pergunta valiosa sobre a viabilidade de novas ligações aéreas, por parte das empresas. Essa oferta de serviços aéreos promove efeitos positivos na economia.
Estimar tais efeitos é complexo e quantificá-los é para poucos. Com uma linguagem acessível, muito bem-humorada e empregando uma farta base de dados econômicos, geográficos e da aviação, o livro expõe ao leitor uma análise empírica robusta, desde a seleção das variáveis, testes de robustez e análise de resultados.
O impacto econômico da aviação ainda é pouco explorado na literatura. E, justamente por isso, este livro propõe contribuir para o entendimento da história da aviação regional e, assim, expandir o conhecimento, digo, o seu conhecimento nessa área e, claro, espalhar esse conteúdo aos quatro cantos por aí, simplificando a compreensão de conceitos, indicadores e da matemática, tão essenciais ao rigor científico e análise estatística contida nas páginas desta obra.