Este livro, prefaciado pelo Chanceler Carlos França e orientado pelo Prof. Paulo Visentini, é baseado em minha tese de doutorado, fruto de três anos de pesquisa e de mais de duas décadas de experiência como oficial do Exército Brasileiro.
Em 2014, fui enviado para a região sul do Líbano, juntamente com oficiais espanhóis. Nossa missão foi verificar a viabilidade de um eventual desdobramento de tropas brasileiras para integrar a UNIFIL. Essa tropa ficaria subordinada a uma brigada espanhola.
O Oriente Médio é uma região complexa, intrigante e pouco compreendida em sua história, cultura e religião. Duas semanas de missão despertaram um desejo de aprofundar o estudo das consequências do emprego de tropas nessa desafiadora região.
Foi diante dos questionamentos suscitados na minha missão no Líbano que surgiu a pergunta central deste livro: Quais seriam os DESDOBRAMENTOS e as IMPLICAÇÕES para o Brasil do emprego do Poder Militar no Oriente Médio? Para respondê-la, investigamos: Como o país seria visto pela comunidade árabe? Como seria a projeção brasileira nos assuntos de maior relevância em âmbito mundial? A população brasileira aceitaria a volta de brasileiros mortos? Qual é o grau de articulação entre o MD e o MRE, no que tange ao processo decisório de participar de uma missão de paz?
Convido-os para se juntarem a esse debate que será crucial no processo decisório de uma política externa e de defesa, à altura do papel que o Brasil desempenhará no Século XXI.