O Brasil é um país dependente, com passado colonial e economia primário-exportadora. Ao mesmo passo, trata-se de um país rico em recursos e belezas naturais, com um povo forte e trabalhador. Na presente obra apresento os dados de financiamentos do BNDES para a economia brasileira nos anos de 2003 a 2014 e os dados do Orçamento de Investimento da União, identificando o Brasil no Novo padrão exportador de especialização produtiva.
No primeiro capítulo é feito o debate à luz do Novo Padrão exportador de especialização produtiva. No segundo capítulo apresento os aspectos da economia brasileira no período estudado. No plano internacional, a China é identificada como um vetor de crescimento da economia mundial que influencia o crescimento de economias latino-americanas, e a economia brasileira é caracterizada em três períodos distintos: um primeiro, marcado pela retomada do crescimento econômico; um segundo, por um período de resposta à crise mundial; e um terceiro, por um período que André Singer chama de "ensaio desenvolvimentista".
No terceiro capítulo são apresentados os dados do BNDES e do Orçamento de Investimento da União, com uma predominância de recursos direcionados para a infraestrutura, insumos básicos e o setor de energia. Concluo a obra com a constatação que o Brasil preserva seu caráter dependente e que para traçar um caminho de superação dessa condição deverá reorientar o caráter exógeno de sua economia para um modelo soberano que parta dos anseios de seu povo.