Heliton Santana é uma figura conhecida na Paraíba devido à sua participação intensa em movimentos sociais, como o movimento negro, em busca de igualdade, bem como sua inserção na cultura local. Protagonizou lutas simbólicas e criou movimentos sociais registrados em suportes, como: som, imagem e letras.
O objeto de análise desta pesquisa é o seu arquivo pessoal, dentro do recorte da militância social na Paraíba. Analisou-se os itens documentais, à luz da concepção teórica da escrita de si. A apreciação dos atributos memorialísticos foi norteada pela perspectiva da pesquisa documental associada à técnica da entrevista livre. A partir da análise e interpretação dos dados foi possível delinear a trajetória, como também identificar os traços significativos da constituição do arquivo.
Tal arquivo se configura como registro material da escrita de si do produtor, constituindo-se como uma significativa fonte de pesquisa, capaz de evidenciar os traços memorialísticos de sua produção cultural. Pretende-se contribuir, assim, com a perpetuação da sua memória e de grupos de pessoas que dedicaram e dedicam parte de suas vidas à luta por causas coletivas, salvaguardando essas memórias.