"Noventa Dias" é a narrativa de uma viagem emocionante através dos mundos evidentes e desconhecidos que habitam em cada um de nós. A obra descreve a saga de Afonso, cuja existência material sofre uma ruptura que o transporta, por meio de um coma que dura 90 dias, para um universo repleto de experiências arrebatadoras. Tudo que ele vivencia lhe propicia oportunidades únicas de aprendizado e compreensão de sua infinita jornada no universo e do propósito da vida.
Durante o aprendizado e a expansão da consciência, Afonso transcende os limites do espaço e do tempo e encontra estranhos, com os quais possui uma afinidade surpreendente e que se revelam mestres, aprendizes, amantes e companheiros em jornadas registradas nos arquivos indeléveis do inconsciente. Em um universo onde o tempo flui em ambas as direções, Afonso se vê envolvido em debates, trocas de conhecimento e revive paixões e conflitos que permitem que entre em contato com o que o tornou quem é.
Seu estágio de 90 dias faz parte de um plano maior para o planeta e desnuda um conhecimento profundo sobre o universo e sobre si mesmo, levando-o à compreensão de que somos os únicos responsáveis pela superação do desafio à sobrevivência enquanto espécie terrestre. Ao atingir essa compreensão, ele testemunha o impacto dos danos infligidos ao planeta pela destruição ambiental, pelas guerras e pelo desenvolvimento predatório que amplia as desigualdades, e vislumbra o futuro possível e provável do planeta outrora azul.
O relato da experiência de Afonso é um relato de esperança, mas é também um alerta e um chamado ao despertar do indivíduo. É o testemunho de fé na Fonte Primordial da Vida e Seu Amor, no ser humano e, principalmente, na sua capacidade de criar seus próprios caminhos na direção do bem.