O objetivo é sintetizar e caracterizar sistemas porfirínicos envolvendo metaloporfirinas modificadas pela substituição com unidades de calixarenos e/ou crown ethers. Será investigado o potencial analítico dessa nova classe de macromoléculas na extração de íons metálicos em diversas matrizes, como, por exemplo, águas residuais, utilizando técnicas simples de extração de íons, tais como extração convencional e extração por fase única.
Também será analisado o potencial catalítico dessas novas macromoléculas utilizando vários oxidantes como, por exemplo, hipoclorito de sódio e ácido meta-cloroperbenzóico (m-CPBA). Serão utilizadas metaloporfirinas contendo um substituinte (grupo funcional) capaz de formar ligação covalente com as moléculas de calixarenos carboxi-funcionalizados. Para fins de comparação com estudos anteriores, iodosilbenzeno será utilizado como oxidante inicial e serão realizados também estudos em meio homogêneo. Os sistemas catalíticos serão avaliados utilizando como substratos hidrocarbonetos tais como cicloocteno, cicloexano, pentano, etc.
Serão realizadas a investigação das propriedades fotoquímicas e fotofísicas dessa nova classe de macromoléculas para possível utilização como agentes sensibilizadores em terapia fotodinâmica.