A RESPONSABILIDADE HUMANA EM UM MUNDO FERIDO
Um relato deste mundo como criação de Deus, dos humanos como criaturas e do trabalho humano como esforço criativo para contribuir para um mundo próspero.
Em tempos de mudanças climáticas, de degradação ambiental e de injustiça social, tornou-se urgente a compreensão do valor do ser humano e de sua finalidade na terra, o que inclui não apenas um entendimento de sua importância, mas também de sua responsabilização diante do destino de toda vida. E, em um mundo ferido, o que pode ancorar nossa esperança?
Nossa vida sagrada oferece uma análise filosófica e religiosa aprofundada acerca da identidade e da vocação da humanidade, enraizando as pessoas em um mundo divinamente criado, simbiótico e intricado, repleto de dádivas sagradas.
Sem desconsiderar os benefícios da inteligência artificial e do aprimoramento genético, este livro mostra como a narrativa que apresenta os seres humanos como criaturas interdependentes e vulneráveis orienta as pessoas a terem uma presença criativa e reparadora em um mundo degradado.
Como sustenta o autor, a mercantilização de lugares e criaturas precisa ser resistida para que toda a vida possa ser valorizada e celebrada. A vocação fundamental da humanidade é testemunhar o amor de Deus por meio da vida dos seres criados, empenhando-se na construção de um mundo belo e acolhedor.
Com um espírito encorajador e provocativo, somos convidados a nos questionar: temos feito o suficiente?