COMO A BÍBLIA PRODUZIU DISTINTOS JUDAÍSMO E CRISTIANISMO
O judaísmo e o cristianismo são verdadeiros colossos culturais. Espalhados pelo mundo ao longo de milênios, essas religiões produziram identidades tão complexas e variadas, que é preciso falar de "judaísmos" e "cristianismos".
No entanto, apesar dessa diversidade, esses sistemas de crença têm origem comum e partem da leitura e da interpretação do mesmo texto sagrado: a Bíblia hebraica. Em Nós e a Bíblia, André Daniel Reinke investiga o fenômeno de como o mesmo texto bíblico pode ser interpretado de maneiras tão distintas e produzir culturas tão plurais.
O autor apresenta a temática em três blocos:
• o primeiro explica como a Bíblia é polifônica e recheada de símbolos capazes de gerar uma multiplicidade de interpretações;
• o segundo apresenta a história de como os antigos israelitas produziram seus textos e de como esses escritos forjaram as identidades dos judaísmos e do atual Estado de Israel;
• no terceiro, o autor retoma a história da igreja a partir de Jesus, compreendendo de que forma ela interpretou o passado de Israel, deu continuidade à Bíblia e passou, ela também, a ser regida pelos textos que escreveu.
Esta obra é fundamental para que o leitor possa compreender de que forma a Bíblia foi e continua a ser interpretada por judeus e cristãos, e o que isso significa para o relacionamento entre eles.
.