A criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e a edição das Leis nºs 11.638/2007 e 11.941/2009 revolucionaram a contabilidade no Brasil, isto porque um enorme conjunto de novas regras passou a ditar o dia a dia da contabilidade e de seus profissionais.
Embora já tenham se passado mais de 10 anos desde a edição da Lei nº 11.638/2007, precursora das alterações, é perceptível a carência de obras preocupadas em mostrar como devem proceder as pequenas e médias empresas em relação a essa ?nova era?.
A ideia da obra é mostrar a aplicação das principais normas contábeis tendo em vista a realidade da maioria das empresas brasileiras, adotando-se exemplos e comentários voltados ao seu dia a dia.
Acrescente-se que o profissional deve ficar muito atento às novas regras contábeis, isto porque não existe mais a interferência do Fisco na forma de como conduzir a contabilidade, a exemplo do que ocorria no passado. Na prática, isso significa dizer que muitos dos procedimentos contábeis darão origem a ajustes fiscais, conforme preconizados na Lei nº 12.973/2014 (novas regras fiscais).
Deste modo, adicionalmente e, em situações específicas a critério do autor, são feitos breves comentários, a título de alertas, das implicações fiscais decorrentes da aplicação das novas normas contábeis.
Aplicação: A obra é destinada à atualização de contadores, auditores e demais profissionais da área contábil e fiscal e também advogados que militam nas áreas societária e contábil/fiscal. Também é recomendada como leitura adicional para as disciplinas afins dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas contábil e fiscal.