A HISTÓRIA DA MULHER QUE REVOLUCIONOU A PSIQUIATRIA NO BRASIL, EM NOVA EDIÇÃO, REVISTA, ATUALIZADA E AMPLIADA
Nise da Silveira nasceu em Maceió, em 1905, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1999. Ficou conhecida, entre tantas de suas proezas, por seu trabalho no campo da psiquiatria, pelo pioneirismo na difusão da psicologia junguiana no Brasil e, em especial, por sua recusa em aplicar tratamentos invasivos (como a lobotomia e o choque insulínico) a pacientes psiquiátricos, propondo, em seu lugar, a terapêutica ocupacional e o uso da arte como instrumentos que possibilitassem a restauração dos vínculos com a realidade.
Em edição revista, atualizada e ampliada, Nise da Silveira – uma psiquiatra rebelde, escrita pelo poeta Ferreira Gullar, destaca grandes feitos dessa visionária, incluindo fotografias de vários momentos de sua biografia e uma entrevista, conduzida pelo autor, que ajuda a traduzir a relação afetuosa entre essas duas grandes figuras brasileiras.
Como uma introdução à vida e obra de Nise, este livro celebra a personalidade subversiva e corajosa de uma mulher que desafiou as convenções de sua época e é reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento de doenças mentais. Que sua rebeldia continue a inspirar a todos nós.
"EU APRENDI A BUSCAR A BELEZA NAS COISAS APARENTEMENTE FEIAS." Nise da Silveira