Em Ninguém é perfeito o sociólogo Luís Mauro Sá Martino discute aquilo que você provavelmente sempre soube: você é uma pessoa real, que erra e acerta — e mostra que fazer as pazes com as nossas imperfeições é o segredo para viver sem ter vergonha de ser quem você é.
Dizem que não existe nada tão bom que não possa melhorar. Sempre podemos perder mais um quilo, fazer outro procedimento estético, comprar o carro do ano, ganhar mais dinheiro. A busca pela perfeição é um nicho de mercado que movimenta muito dinheiro, mas a verdade é que essa é uma batalha perdida.
Em Ninguém é perfeito, o professor e pesquisador Luís Mauro Sá Martino explora as facetas daquilo que a sociedade convencionou chamar de padrão, seja ele de comportamento, consumo, estética, relacionamento, e como lidamos com esses símbolos nos dias atuais e ao longo da história.
Mesclando pesquisas científicas, experiências pessoais, referências culturais e digressões filosóficas, o autor transita por diversos pontos de vista do fenômeno:
Ninguém é perfeito não é uma simples defesa da autoaceitação: Luís Mauro Sá Martino vai atrás dos culpados pelo sentimento de inadequação que experimentamos, nos mostra como esse fenômeno se manifesta em nós e nos orienta a romper com o ideal da vida perfeita. Nas palavras do autor: "Quando você para de se apaixonar por ilusões, aprende a amar a realidade."