O livro Necessidades Formativas de Professores Iniciantes que Ensinam Matemática nos anos iniciais consiste na publicação da minha tese, produzida ao longo dos quatro anos do doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC).
Espero que a leitura contribua com a formação inicial e continuada de professores iniciantes que ensinam matemática nos anos iniciais, pois, além da explicitação das necessidades formativas, outras relacionadas às condições de trabalho e à valorização profissional são analisadas, para evidenciar que o tripé formação-valorização-condições de trabalho precisa ser o eixo das políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública socialmente referenciada.
Evidencia a importância de valorizar o professor como sujeito que possui e produz saberes/conhecimentos e, portanto, não pode caracterizar-se como mero consumidor e executor de propostas prontas. É necessário fortalecer a luta pela autonomia docente, o que implica uma formação que ultrapasse o formato conteudista, mas também garanta a formação teórica, ética, estética, política e social dos educadores matemáticos.
O livro possibilita a leitura crítica de processos de formação continuada no campo do ensino de matemática, os quais precisam levar em consideração as necessidades formativas dos professores, visto que são fundamentais para o engajamento com as atividades formativas e a transformação/melhoria das práticas docentes em sala de aula.