Em Natya, um pouco da complexidade da sociedade indiana é revelada ao leitor, pelas lentes de uma de suas mais encantadoras manifestações culturais, o seu teatro-dança clássico. O autor explica e destrincha os ritos e segredos desse teatro, sua exuberância e riqueza, a relevância simbólica de gestos, tramas, cores e luzes, sem descuidar de apontar algumas das muitas contradições de uma sociedade de castas desigual, rígida e sexista. O livro é uma janela por onde podemos observar e sentir um pouco dos mistérios e do fascínio de uma sociedade milenar.
Natya: Teatro Clássico da Índia é um olhar apaixonado e profundo sobre as tradições e os desafios de uma cultura milenar, vistos por um de seus grandes especialistas entre nós. Almir Ribeiro nos faz uma vigorosa e amorosa introdução às artes e ao sagrado da Índia, de seus textos clássicos até seus principais expoentes na atualidade.Começa por abordar a tradição cultural da dança épica, os textos fundadores e mitos, o contexto atual, sem se esquivar dos renitentes problemas sociais que também se manifestam na esfera das artes, como a rigidez hierárquica das castas e o sexismo, sempre com base em sua profunda experiência pessoal. Depois, analisa a relação do teatro hindu com o Ocidente, sua recepção e a influência exercida em personagens fundamentais como Gordon Craig, Richard Schechner e Peter Brook. Aqui, as distintas facetas da experiência pessoal e da tradição cultural se aglutinam para compor uma obra que ultrapassa sua especificidade e nos aproxima de uma rica e viva cultura.
A coleção Estudos propõe-se a publicar ensaios críticos e pesquisas tratados em profundidade, com sólida argumentação teórica nos mais variados campos do conhecimento. A coleção forma, junto com a Debates, a marca de identificação da editora em nosso mercado.