1962
O mar clama por Eleanor. Como o movimento das ondas, ele a empurra para longe do coração de sua tão familiar cidadezinha no Oregon, para longe de seu marido Hob e de sua pequena filha, Agnes, puxando-a para a profundidade incomensurável do oceano.
1985
A filha de Agnes, Eleanor, tem seis anos. Ela compartilha seu nome com a avó que não conheceu e tudo o mais com a gêmea idêntica, Esmerelda. Mas, para Agnes, somente Eleanor é um lembrete constante do passado.
1993
Após o terrível acidente que deixa sua família em frangalhos, só resta a Eleanor, agora com catorze anos, cuidar da mãe alcoólatra, cujo luto a dilacerou. Mas quando a realidade de Eleanor começa a desmoronar, ela perde o controle do tempo em si, deslizando do presente para outros mundos estranhos, onde corre o risco de se perder de vez.
Eleanor e Esmerelda são gêmeas idênticas, inseparáveis até o dia em que um terrível acidente tira a vida de Esme. Com a família estilhaçada, Eleanor se vê forçada a amadurecer mais depressa do que uma criança deveria, tentando evitar em vão que tudo ao seu redor desmorone. Até o dia em que sua realidade inteira começa a se desfazer, e de repente Eleanor desliza entre mundos desconhecidos, sendo arrancada de seu próprio tempo por um ser estranho e misterioso que parece conhecê-la — e guarda os segredos mais sombrios de sua família.