Quem são as mulheres negras brasileiras que nos inspiram na atualidade? Elas tiveram referências negras no passado ou se sentiam representadas? Essas foram as perguntas de partida desta obra, que nasceu da escassez de conteúdos confiáveis sobre a história e a representatividade da mulher negra brasileira. Pensamos que compreender e conhecer nossas ancestralidades é de fundamental importância para mudar e construir um novo futuro, com mais força e identidade.
O livro Narrativas Negras nasceu da vontade de levar a história de mulheres negras brasileiras – que transformaram o rumo histórico do Brasil – até meninas e mulheres negras, que transformarão o amanhã do nosso país. Hoje, reconhecemos os apagamentos históricos sofridos pela comunidade negra feminina, que lutou e ainda luta de maneira ativa para a construção de uma sociedade mais justa.
Dessas mulheres, as representadas nesta obra são aquelas que não tiveram suas histórias contadas, ou mesmo que o tiveram, mas de forma questionável, sendo lembradas apenas em novembro, no Dia da Consciência Negra, ou em outras datas "especiais". Já a seleção das personalidades femininas negras contemporâneas foi feita a partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com resultados que nos possibilitaram listar as personalidades que mais representam e são lembradas atualmente pela comunidade.
Construída pelo Coletivo Narrativas Negras, formado por designers, ilustradoras e escritoras, esta obra mostra a concretude da cosmovisão de Angela Davis, que afirma: "Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela".