O Livro Narrativas de Práticas nasce do desejo de oferecer aos professores que estão se preparando para a docência, para aqueles que já exercem o mister e também para os pesquisadores da área textos que comportam as experiências que as colegas de profissão construíram sobre suas práticas pedagógicas, seus sentimentos e sua identidade docente.
Trazem aspectos que permitem captar vestígios do desenvolvimento da profissionalidade, da intencionalidade e da reflexividade de cada uma das autoras, em diálogo franco, generoso e fundamentado com autores, com pares e consigo mesmas. Assumem a autoria da profissão e de si, de uma maneira em que o compartilhar, o buscar, o dar um passo atrás quando necessário, o avançar quando premente são traços comuns e que qualificam as docências em tela, que estão se constituindo.
O leitor flagrará professoras e pesquisadoras que, mesmo sabendo que já o são, conseguem perceber faces novas de sua profissão, se propõem desafios, compartilham descobertas e a intenção de serem pontes, de ajudarem a olhar.