Na Mira da Depressão I é uma obra ficcional em prosa da autoria de Lívia Maria Maggio Pedro que tem como personagem principal Amanda. A história da jovem retrata a vida de milhões de pessoas no mundo e é narrada de uma forma realista e delicada que envolve o leitor.
Ao decorrer da narrativa, somos surpreendidos com as batalhas que Amanda enfrenta e que levam a jovem a ter gatilhos para o desenvolvimento da depressão. A autora nos leva à reflexão sobre saúde mental e a importância dos profissionais e das pessoas próximas que não percebem que muitas vezes o amigo ou ente não está bem.
Os detalhes e as emoções da leitura são narrados com riqueza e são de extrema importância para o entendimento e questionamento dos acontecimentos, A obra toca e emociona os leitores sobre um tema de extrema relevância que muitas vezes é tabu e negligenciado no Brasil e no mundo.
A obra mostra o processo de adoecimento de Amanda por meio dos primeiros gatilhos fazendo com que a protagonista passe do estágio da depressão leve à severa, e conta com o apoio de familiares e profissionais da saúde para que ela se restabeleça durante o tratamento. Será que ela vai conseguir?
Na Mira da Depressãoé um livro ficcional em prosa que leva o leitor a uma profunda reflexão de como uma tristeza prolongada pode desencadear a depressão devido às alterações químicas no cérebro, e a importância da empatia e da compreensão das pessoas ao redor do depressivo.