A presente obra é uma análise do Multiculturalismo e do Multilinguismo e um esforço reflexivo à temática da educação intercultural e bilíngue em Moçambique, isto é, as práticas educativas na perspectiva intercultural e bilíngue, com o fim de fomentar e construir no cotidiano escolar relações e interações que reconheçam a diversidade sócio-cultural-linguística dos alunos.
Visa contribuir ao questionamento de concepções epistemológicas e pedagógicas que sustentam a colonialidade, a monoculturalidade e monolinguismo no campo da educação dos jovens, com vistas à superação dos processos que buscam anular as identidades do povo moçambicano.
Aspecto que produz exclusões e desigualdades no que diz respeito à educação que é oferecida no país.
Pretende-se, ademais, dar voz e vez a saberes e conhecimentos presentes nas culturas tradicionais moçambicanas, historicamente menosprezados e sistematicamente inferiorizados pelo sistema educacional oficial.
De fato, Moçambique é multicultural e multilíngue. O país é um mosaico de povos, culturas, religiões, etnias e línguas, resultado da convivência de vários povos autóctones e da migração dos persas, dos árabes, indianos, chineses, portugueses, ingleses, franceses, belgas, brasileiros, dentre outros. Portanto, a situação de multiculturalismo e multilinguismo em Moçambique remete para a Educação Intercultural e Bilíngue, questão do objeto de estudo desta obra.