A saúde da mulher pode passar por mudanças significativas em diferentes fases da vida, o que demanda uma assistência plena para promover a atenção integral à saúde das mulheres em todos os ciclos de vida, tendo em vista as questões de gênero, de orientação sexual, de raça/etnia e os determinantes e condicionantes sociais que impactam na saúde e na vida das mulheres. Enfatiza-se uma assistência humanizada e qualificada em todos os níveis de atenção, com ações focadas na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.
Norteando essa temática, este livro está organizado em VII unidades, as quais estão divididas em 46 capítulos que retratam vários aspectos da assistência à saúde da mulher de forma atualizada e prática, proporcionando uma base científica aos leitores, bem como ampliando a visão sobre esse campo de constantes descobertas.
Uma abordagem que vai desde os direitos reprodutivos, perpassando o ciclo gravídico-puerperal e suas nuances e uma visão integral de saúde biopsicossocial, incluindo a violência contra a mulher.
Através da contribuição de vários autores, esta obra tem como perspectiva a atualização na esfera saúde da mulher, com destaque às diferentes interfaces na promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar, com impacto e relevância social.