Regulações são fatos da realidade cotidiana. Elas afetam o nível de investimentos em uma economia, o tipo de alimento que comemos, a qualidade da água que bebemos, o preço dos produtos que consumimos, a disponibilidade dos serviços que utilizamos, a maneira como trabalhamos, as edificações que habitamos e mais uma infinidade de aspectos que definem a forma como interagimos e conduzimos nossas vidas em sociedade.
Diante desta realidade, torna-se fácil entender a importância de um novo campo de pesquisa dedicado a desenvolver um conjunto de ferramentas conceituais e metodológicas que possam ser aplicadas para modelar e analisar sistemas regulatórios de forma objetiva, sistematizada e padronizada.
Esta é a razão de ser da Modelagem de Sistemas Regulatórios. Em linhas gerais, esta nova disciplina do conhecimento, que constitui a temática central deste livro, busca desenvolver o instrumental conceitual e metodológico necessário para avaliar alternativas regulatórias de uma maneira simples, robusta e visualmente amigável.