O candidato a escritor Joãozinho Macedônio passou por todas as oficinas literárias da cidade, mas ainda não chegou a uma grande obra. Até que consegue escrever uma novela baseada em um fato real, a explosão de uma bomba no Centro Histórico de Porto Alegre, na qual deposita todas as suas esperanças. Jamais imaginaria, porém, que, ao submeter o original à avaliação de um amigo detetive, se veria enredado em uma trama de suspense e investigações.
A partir daí, o leitor é levado a acompanhar uma tensa incursão policial pelas ruas da fronteira do Brasil com o Uruguai, onde estaria escondido um terrorista responsável pelo atentado. Mesmo diante do medo de Joãozinho, o detetive Walter Jacquet segue no encalço de pistas e suspeitos realizando suas próprias entrevistas por desconfiar da atuação dos órgãos responsáveis.
Misturando problemas lógicos ao clássico romance policial, Tailor Diniz renova e presta homenagem a esse gênero pouco explorado na literatura brasileira. Com uma trama fluida e envolvente, "Mistério no Centro Histórico" garante momentos de riso, de tensão e de descobertas.