Autor de mais de 60 livros, Frei Betto transita com igual desenvoltura pela ficção e pela não ficção, assim como pela literatura infantil e juvenil. É um autor completo, em suma, que encanta os leitores pela qualidade de sua prosa e granjeia até mesmo o respeito de seus adversários políticos quando trata dos mais candentes temas brasileiros.
Em Minha avó e seus mistérios, Frei Betto move-se simultaneamente pelo campo da ficção e da não ficção, pois, ao evocar as lições de vida de sua avó Maria Zina – uma vovó de verdade, de carne e osso –, ele o faz com um lirismo especial, com toques de realismo fantástico. Isso faz com que o livro possa ser lido em dois registros diferentes: como uma obra de entretenimento, a louvação do neto à avó amada, ou como um manual do bem-viver, já que os conselhos de Dona Maria Zina são tão originais quanto úteis e valiosos, muito embora sejam frequentemente temperados com um humor todo especial.
Uma leitura tão encantadora quanto comovente, tanto para netos quanto para avós, e para filhos e pais também, e irmãos, primos, tios e sobrinhos... Para toda a família, enfim.