O livro Meu Brasil angolano é um romance que cativa. Tem como cenário a cidade de Luanda, Angola, em fins de outubro de 1992, quando o autor, em missão diplomática, presenciou fatos históricos da guerra civil que, por décadas, sangrou aquele país, com destaque para uma batalha em que as tropas do MPLA e da Unita, milícias opositoras, pela primeira vez, encontraram-se face a face dentro do perímetro urbano da capital angolana.
De posse de conhecimento da história e dos costumes daquele povo engajado em uma sucessão de conflitos armados, e estando presente nos eventos que descreve, Raul de Taunay encaminha pela primeira vez na literatura brasileira, de forma palpitante, questões básicas de política, dos movimentos armados e da realidade urbana daquela região da África.
O livro é exclusivamente um romance de lancinante amplitude, um entrecruzamento de literatura sugestiva, narrativa histórica e antropologia social num momento de trânsito entre a independência de Angola e sua atual modernidade. Nele, o autor nos oferece um mundo de descobertas, sobrevivências, romances cálidos, batalhas ferozes, aventuras inéditas, cruezas num continente desconhecido do grande púbico, embora localizado bem em frente ao nosso Brasil.