"Metanoia" vem do grego e significa mudança de mentalidade, alteração profunda no modo de pensar e de se comportar, uma transformação espiritual. Nesta obra autobiográfica, Ricardo Andrade de Souza conta a sua busca pelo autoconhecimento e por um sentido para sua vida. Em uma narrativa que nos toca diretamente o coração, mostra como o Espírito Santo o iluminou e mostrou a verdade escondida em seu coração.
O autor conta sua história desde a infância, marcada por dificuldades financeiras, problemas familiares e preconceitos, com uma adolescência vazia, marcada pela angústia, pelo sentimento de um vazio interior, pela busca de algo que ele não sabia exatamente o que era. Porém, a entrada em um grupo de jovens o fez descobrir um amor intenso, um sentido para a vida. Com muita fé e esperança na graça divina, Ricardo começou ali seu processo de transformação, de autoconhecimento, de descoberta de si mesmo. A caminhada continua até hoje, na companhia de sua esposa, seus filhos e da comunidade.
"Metanoia" nos ensina que Deus está sempre conosco, acompanha-nos e nos é fiel. A vida é difícil, mas é preciso ter paciência, esperar e confiar, pois o Senhor nos conhece, dá-nos força e, na hora certa, far-nos-á triunfar. Como diz a Bíblia: "Pedi, e se vos dará. Batei, e vos será aberto".
Mais do que um livro, "Metanoia" é um testemunho de fé, de esperança e de coragem.