O livro analisa as transformações territoriais derivadas das mudanças estruturais recentes do capitalismo, caracterizadas por inovações tecnológicas, pelo aprofundamento das tendências de globalização e pelo avanço do neoliberalismo e a financeirização.
Essas tendências se aprofundaram e aceleraram na década de 1990 na América Latina, e isso deu origem a mudanças na divisão territorial do trabalho e na relação entre estado, economia e sociedade, que se reflete em novas articulações territoriais e profundos câmbios na estrutura e morfologia dos grandes espaços urbanos. O foco desse livro está colocado em reflexões teóricas e contextuais desses processos de metamorfoses, tomando os casos de Buenos Aires, México, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os conteúdos recolhidos nesse livro, refletem a cooperação e aprofundamento das relações entre o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Geografía da Universidad de Buenos Aires em temáticas de Geografia Econômica, Economia Política e Geografia Urbana a partir do intercâmbio de pesquisadores dessas instituições nas atividades de investigação e pós-graduação. Nessa experiência docente convergem, além dos coordenadores, reconhecidos pesquisadores de Argentina, Brasil e México e pesquisadores jovens de ambas as instituições.