A ginástica laboral é uma prática que objetiva a motivação de seus participantes, previne doenças ocupacionais, diminui os níveis de estresse no ambiente de trabalho e estimula o estilo de vida fisicamente "ativo". Os dados científicos de qualidade sobre esta atividade são poucos, tanto na literatura nacional quanto na internacional. Poucos livros e artigos sobre o tema são encontrados e mesmo assim os existentes possuem erros metodológicos ou mensuram variáveis que não têm uma relação direta com a prática da atividade aplicada.
A utilização de um instrumento que seja capaz de mensurar os efeitos da aplicação de um programa de ginástica laboral na empresa, é uma ferramenta extremamente útil para garantir os melhores resultados desta prática. Este instrumento deve ser de simples entendimento e possível de responder em poucos minutos, pois sendo aplicado durante a jornada de trabalho, muitas vezes não se dispões de tempo para levantamento de dados e outras intervenções.
Este é o objetivo principal desta obra, apresentar um instrumento que seja capaz de verificar os efeitos da aplicação do programa de ginástica laboral e nortear os ajustes necessários à sua prática de tempos em tempos.