Em "Menos espelhos e mais janelas", Marcia Bortolanza convida o leitor a abrir seu coração para a solidariedade, a filantropia e o voluntariado, destacando a importância do cuidado com o próximo e com o planeta. Com o subtítulo "Esqueça a solidariedade de aparência. Seja solidário de coração", a autora nos lembra que atos solidários não precisam ser grandiosos; pequenas atitudes, como um sorriso, um abraço ou uma palavra de conforto, têm o poder de transformar vidas.
Por meio de reflexões inspiradoras, dados e exemplos práticos, o livro explora os diversos aspectos que permeiam a solidariedade, envolvendo a psicologia, a filosofia, a neurociência e a religião. Especialistas de diversas áreas enriquecem a discussão sobre esse tema essencial.
Nesta obra, portanto, Marcia aprofunda a busca pela compreensão científica e emocional dos gatilhos que nos impulsionam a agir com generosidade, dando continuidade ao sucesso de seu best-seller anterior, "E depois que o coração aperta?". A solidariedade é o fio condutor de toda a narrativa. Com entusiasmo e paixão, a autora anseia impulsionar ações do bem para contribuir com a construção de uma sociedade mais gentil e solidária, onde o olhar atento ao outro se torna uma prática cotidiana.