João Scortecci é escritor, editor, gráfico e livreiro. Nasceu no Ceará em 1956. Veio para São Paulo em 1972, onde reside até hoje. Fez sua estreia literária no ano de 1973, com o poema “Mulher de Rua” na Revista POETAÇÃO, do centro acadêmico da FAU/USP.
É Autor de 24 títulos, mais de 40 edições, entre eles, o Guia profissional do livro, em coautoria, e A morte e o corpo, O eu de mim – poema ecológico, Na linha do cerol – reminiscências poéticas, Água e sal – fragmentos de tempo algum, Quase tudo, A maçã que guardo na boca – as estações de amora, As aventuras de Olga Wap e Dos cheiros de tudo – memórias do olfato.
Nos últimos anos - desde 2016 - escreveu e publicou nas mídias sociais, mais de 600 crônicas, sobre sua infância de livros, sobre autores e suas obras, causos literários e de sua participação no negócio do livro.
Das 600 crônicas, selecionou 116, depois de sofrer muito com a escolha final, para então, publicá-las no livro “Menino tipográfico e outras histórias. As duas primeiras crônicas do livro “Menino tipográfico” e “O anjo do menino tipográfico” justificam o título da obra e contam como tudo começou. Quando perguntado sobre seus – 50 anos – de livros, responde: “Faço da minha vida de livros um poema sem-fim”. "