Ao idealizarmos esta obra buscamos registrar os fatos e, em particular, as emoções que pautaram nossas vidas nestes meses inicias de pandemia. O passar dos dias e as duras rotinas deste "novo normal" poderiam nos levar a esquecer ou suprimir estas emoções. Como acredito ser um momento de grande aprendizado, apesar de muito sofrimento, resolvemos registrar essas experiências neste livro.
O momento pelo qual passamos nos impele a profundas reflexões sobre vários aspectos que estruturam nossa sociedade. Quais valores devem ser preservados e o que precisa ser aprimorado? Como médico, professor e diretor de uma faculdade de medicina sinto a responsabilidade de registrar algumas destas reflexões. Independente do desfecho individual para cada um de nós, uma coisa é certa, sairemos diferentes e assim espero melhores. Os momentos iniciais desta pandemia foram vividos com intensidade impressionante, misturando sentimentos como medo, angústia e ansiedade.
Aspecto a ser registrado é a forte emoção que todos nós, profissionais da saúde, sentimos como o medo de adoecer a cada dia que deixávamos nossas residências. Como não pensar se estávamos tomando a decisão correta? Porém como deixar de exercer a profissão que escolhemos e para a qual fomos treinados? Como se eximir da responsabilidade para com a sociedade? Cada um de nós lidou com esse dilema de uma forma, mas com certeza a pressão e a angustia estiveram presentes. Até o simples uso das máscaras (em especial as N95) e de óculos de proteção, tornou o atendimento mais lento, exigindo mais concentração. Novas dinâmicas foram gradativamente se instalando, impondo uma readequação de práticas.
Vivenciamos momentos angustiantes nos dias iniciais, com grande quantidade de informação sendo divulgada, mas na maioria das vezes, de qualidade no mínimo duvidosa. Assim, rapidamente surgiram grandes arautos de verdades duvidosas. Todos prontos para serem o descobridor de algo que mais ninguém tinha ainda visto, obtendo ampla visibilidade para opiniões sem real embasamento científico. Assim, merece registrar a angustia de estar passando por uma situação de risco real sem um direcionamento claro da melhor conduta a seguir.
Desejamos a todos uma boa leitura e uma oportuna reflexão.