O livro conta a história de Emilly, que é uma garota apaixonada por arte, uma garota que ama incondicionalmente as estrelas, e também uma garota que tem câncer no pulmão, ela descobre que o câncer que ela tem evoluiu para um estágio onde os remédios e tratamentos já não são tão eficazes.
Emilly então começa a relembrar e refletir sobre a sua vida, quase que em uma viagem através de momentos bons e ruins que aconteceram ao longo da sua vida. Relembrando o seu passado, questionando o seu presente e tentando imaginar um futuro.
Emilly sempre foi uma garota peculiar, nunca gostou do obvio, nunca gostou dos clichês, sempre procurou uma forma de ser apenas ela, seja pintando o cabelo ou sendo sarcástica. Emilly sempre procurou encarar os seus problemas com muita racionalidade, ela sempre procurou ser o tipo de pessoa que vive a vida, e não apenas existe, e por muitas vezes os seus desenhos fizeram ela viver e não apenas existir.
Mesmo sendo uma garota até que pragmática, ela sempre arruma espaço e tempo para as suas teorias, conspirações e sonhos.