Excelente iniciativa a de nos reunir para recordar Alicia. Ainda que seguidamente pense nela própria ou citando algum de seus aportes, essa homenagem em comum permite-nos compartilhar o valor de sua existência, tão precocemente interrompida.
Suponho que a maioria daqueles que farão intervenções tenham sido seus alunos e ou seus colaboradores. Pessoalmente, tive o privilégio de ser considerada por ela como sua maestra. Não é possível imaginar uma discípula mais perfeita: atenta, entusiasta, reflexiva, e o que é mais importante: capaz de fazer germinar o conhecimento apropriado, transformando-o em proposições originais e frutuosas.
Entretanto, mais intimamente, foi sua atitude que a fez tão estimável: de respeito afetuoso, de sinceridade silenciosa, de amistosa discrição, sua capacidade de criticar sem ofender e, ao mesmo tempo, de receber as críticas com a mesma gratidão, como uma mostra de atenção à obra de alguém. Penso que ela tenha encontrado, como formadora, essas mesmas satisfações que sua generosidade ofertou como aluna.
Meu sentimento por Alicia pode ser dito em duas palavras: admiração e ternura, sentimentos que o tempo não diminui e que hoje compartilho com vocês.