Esta obra apresenta uma realidade compreendida com responsabilidade e em relação com os contextos jurídicos, políticos e sociais da região oeste do Estado de Mato Grosso. E, também, de maneira amplificada, do Brasil e do mundo, o que implica uma dinâmica reflexiva, epistemológica, ontológica, axiológica, teleológica e normativa do Direito.
Importante destacar a responsabilidade social do Curso de Direito da Faculdade Católica Rainha da Paz, localizada na cidade de Araputanga – MT, na faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia, que resulta em um processo formativo amalgamado às teias sociais da comunidade acadêmica e seu entorno. Pode-se afirmar que a obra é devolutiva qualificada daquilo que foi produzido na trajetória do bacharel em Direito formado pela instituição. A inovação e a criatividade marcam essa construção de saberes pragmáticos e formalísticos do campo jurídico em transversalidade com outras áreas de conhecimento, o senso comum e o conhecimento científico.
Os textos retratam vivências e experiências de uma parte do Brasil pouco conhecida, mas traduzida nesta obra de maneira ética e conforme os cânones científicos pelos jovens egressos do Curso de Direito em coautoria com os docentes organizadores, o que propicia uma experiência única e possibilidade de identificação de sincronias e diacronias com a realidade do leitor.