O Brasil tem um grande desafio em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Os índices dos exames em larga escala apontam que a maioria dos(as) estudantes que conclui o Ensino Médio não se apropria dos conhecimentos elementares. Assim, a universidade é chamada a estabelecer parceria com as escolas de Educação Básica para criar, desenvolver e difundir práticas que possam contribuir para atenuar o analfabetismo matemático.
Esta obra, organizada por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA/UFVJM, busca, na abertura de espaços que permitam a realização, divulgação e o compartilhamento de experiências, um caminho para o estabelecimento do diálogo entre teoria e prática e, assim, favorecer a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos. É indicada para formação docente (inicial e continuada) e cursos de pós-graduação, visando à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e mais inclusivas.
O conjunto dos textos que compõem este livro contemplam conteúdos como geometria, trigonometria, probabilidade, juros, empréstimos e amortização. Trata-se de experiências desenvolvidas pelos autores e autoras em suas respectivas salas de aula, por meio do uso de metodologias interativas e lúdicas.