Martim deveria ser um simples adolescente de São Paulo se não fosse a sua capacidade de voltar no tempo graças a um artefato mágico. Em meio a sua rotina de estudante - viajante do tempo - , um acidente o obriga a embarcar na maior aventura de sua vida no Rio de Janeiro em 1822. Junto a Estefânia - sua nova amiga de época - os dois enfrentarão D. Pedro I e lutarão lado a lado com os povos indígenas numa guerra civil, enquanto também tentam escapar do antigo guardião do tempo.
"O livro mistura um eletrizante thriller com diversos momentos da história do Brasil, carregando o leitor e a leitora numa viagem ao passado. Uma maravilhosa maneira de aprender, se divertindo!"
Mary Del Priore, autora best-seller de História das Mulheres no Brasil, História da Gente Brasileira, D. Maria I, entre outros.
"Um anel mágico, o gosto pela aventura e o interesse pela história do Brasil é o que nos mostra essa divertida e bem fundamentada narrativa de Amanda Castro."
Laurentino Gomes, auto best-seller de 1808, 1822, A Escravidão, entre outros
"Martim Lafayette e o Contra-Tempo" é literatura naquilo que ela tem de mais fundamental: a criação de outros mundos – e tempos! – como forma de refletir sobre a fragilidade da condição humana." Flávio Limoncic, autor de O Rapaz da Foto.
Livro vencedor das categorias "Melhor Romance de Época", "Melhor Autora" e "Capa mais Bonita" no Prêmio Brasil Entre Palavras 2020.