O livro Marketing Político Digital: como construir uma campanha vencedora aborda justamente a realidade enfrentada hoje, em que o uso da internet e, em especial, das redes sociais nas campanhas eleitorais é indispensável. Há muito deixou de ser uma questão de opção. O motivo é simples: é na internet, nas redes sociais, que estão os eleitores, os cidadãos. Sendo assim, é preciso participar dos diálogos promovidos nesse ambiente para poder ter a oportunidade de apresentar seu histórico, suas propostas, e trabalhar para uma futura conversão do engajamento obtido em voto.
Fazer sozinho ou contratar uma agência? Ter site ou não ter? Em que momento começar a usar as redes sociais? Estamos em crise, o que fazer? Com certeza, essas perguntas que passaram pela cabeça de Pedro – o personagem do livro – também permeiam o pensamento de muitos assessores e agentes políticos. O livro não apresenta respostas fechadas, mas aponta caminhos para facilitar o trabalho de todos os envolvidos.
Muitos políticos ainda enfrentam dificuldades em entender a força da internet e das redes sociais nas eleições, e um dos motivos é justamente o fato de boa parte deles fazer uso parcial das ferramentas digitais. Mais do que isso, muitos ficam presos a alguns paradigmas que impedem o avanço das ações digitais, muitas vezes por medo, por desconhecerem ou por acharem que já não precisam fazer diferente do que sempre fizeram.
Por essas razões, este livro apresenta conceitos simples, mas importantes para a compreensão do ambiente digital, suas características e possibilidades. Ao contar a história de um candidato de primeira viagem, traz pontos importantes de como deve ser a relação entre ele, a equipe, a internet e as redes sociais. O livro tenta reproduzir da forma mais fiel possível os dilemas, os caminhos e os acontecimentos de uma campanha eleitoral, desde o seu nascimento enquanto candidatura até o dia da eleição.