O modo de vida nos dias contemporâneos pressupõe a incorporação das ferramentas tecnológicas e de marketing no cotidiano dos indivíduos, o que impacta diversas áreas da vida, incluindo a saúde. Dessa forma, na obra Marketing Nutricional e Direito à Saúde, discute-se acerca da influência do marketing no comportamento humano, especialmente em relação aos hábitos alimentares, e de como essa influência pode determinar os níveis de saúde nutricional, principalmente de crianças e adolescentes.
O crescimento da obesidade é fato no Brasil e, na busca por estratégias de enfrentamento dessa realidade, o entendimento das causas ligadas à gênese da doença é passo primordial. Dentre as principais causas estudadas, o marketing de alimentos desperta grande interesse nas áreas acadêmicas. As discussões sobre as inter-relações entre marketing nutricional e saúde motivam discussões profundas a partir de diversas perspectivas sociais.
É nesse cenário que surge a ideia da realização deste livro, que busca abordar de forma clara, direta e inovadora a influência do marketing de alimentos na saúde nutricional da população e o ambiente regulatório do marketing de alimentos no Brasil, bem como a análise desse cenário na perspectiva do direito fundamental à saúde.
Espera-se que a leitura desta obra possa contribuir para ampliação de conhecimento sobre o tema, além de possibilitar uma reflexão crítica por parte do leitor sobre o ambiente de mercado que nos cerca e sua implicação na "cidadania nutricional", termo apresentado no livro.
Boa leitura!