Inovação, Redes e Territórios é uma rede tecno cientifica, agrega pesquisadores focados na análise das mutações do território, dado o avanço da tecnologia informática. Nesse livro se realiza uma pesquisa que tem por objetivo responder aos seguintes objetivos: fazer a análise do desastre-crime que afetou Mariana e outros municípios; Identificar a rede de atores na transescalaridade e transversalidade; fazer a análise da política urbana de revitalização; reconhecer os interesses das corporações de informática sobre a extração de lítio no nosso país; examinar como a justiça atuou no Brasil; revelar a ação de advogados em fórum internacional para responsabilizar as corporações. O que revela os processos de espoliação sobre a natureza e a sociedade produzidos pelas corporações. É um livro sobre democracia em todas as suas dimensões territoriais, sociais e ambientais.
Para responder à essas e outros objetivos, estamos produzindo a presente coletânea de livros, com o objetivo de revelar os desafios do presente e proteger a democracia no futuro
O leitor há de notar que do começo ao término deste livro falamos de jardins, lugares de cultivo e lazer, parte da cultura civilizatória que povoa o imaginário de todos os povos. É a nossa ideia-fio, ou ilha, que, longe de qualquer voluntarismo, compõe a cartografia do arquipélago construída pela nossa narrativa. Naturalmente, muitas outras ideias-fio foram utilizadas até chegarmos à tessitura final deste livro, como veremos neste preâmbulo. Este livro é coisa distinta. Traça e problematiza as conexões planetárias do capitalismo neoextrativista e neocoronelista high tech que segue nos ameaçando de extinção, ao nos escolher, junto com a natureza, como zonas de sacrifício inevitáveis no processo de acumulação de riqueza.