1987 - Em uma fria noite de lua cheia, uma execução com requintes de sadismo é realizada na enseada de Nordkoster, uma ilha no extremo note da Suécia. A vítima é uma jovem grávida. Ao longe, um menino de nove anos é testemunha involuntária do crime.
O comissário Tom Stilton não encontra nenhum motivo para o assassinato. Não encontra nenhum dos três suspeitos avistados nem sequer a identidade da vítima. O crime hediondo é arquivado sem solução.
2011 - Na Academia Nacional de Polícia, em Estocolmo, a aluna olivia Rönning espera seguir os passos de seu pai e escolhe como trabalho facultativo um estudo sobre um caso arquivado em Nordkoster. O desafio se revela mais complicado do que o previsto quando Olivia descobre que Stilton, o policial responsável pelas investigações, desaparecera da face da Terra. E o que de início parece ser apenas um pequeno empecilho para um trabalho de fim de curso, torna-se a porta de entrada de um mundo perigoso em que uma policial ainda em formação decide entrar voluntariamente, um lugar onde verdades devastadoras podem ser descobertas.