Ele incorpora três dos estereótipos mais apedrejados do Brasil: o tabelião, o cartola e o político. Foi o dirigente que ficou mais tempo à frente do Flamengo, assumindo o clube em situações dramáticas e comandando as conquistas mais importantes. É o notário mais antigo em atuação no país, um dos nomes mais prestigiados da profissão. Viveu a política desde os tempos de JK e participou de episódios decisivos da Campanha das Diretas, da Nova República e da Constituinte ao lado de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves e outros grandes nomes da história da redemocratização.
Marcio Braga tem sido campeão na vida, campeão no sentido de vencedor e também no sentido mais forte de lutador e combatente das boas causas. Este livro é uma coleção de histórias dessas brigas nos mundos do futebol, da política e dos negócios. É também uma coleção de lembranças saborosas e surpreendentes, desde a origem judaica e a saga dos antepassados na Amazônia até a intimidade com o presidente Juscelino Kubitschek, a construção de Brasília, as delícias dos Anos Dourados no Rio de Janeiro, a euforia no jet set e os amores de cinema, com rosas vermelhas, champanhe e poesia.
Cenários e personagens se multiplicam em Coração Rubro-negro. Épocas e aventuras se sucedem. E em todas as histórias do livro está viva a paixão da maior torcida do mundo - a Nação Rubro-negra. Mesmo sendo parte desta seita faz tanto tempo, Marcio não se atreve a explicar o que é a entidade mágica chamada Flamengo, essência e comunhão de gente de todo jeito e todo lugar, pelo Brasil e pelo planeta. Ele aprendeu e ensina que esse mistério, que está em cada palavra deste livro, nunca será desvendado por qualquer ciência. Sabe-se que habita a alma do torcedor enlouquecido e assombra o espírito do adversário.