"O homem marca a história por suas grandes realizações. Há, porém, aqueles que são lembrados pelos erros ou temperamentos difíceis. Na narrativa bíblica temos alguns exemplos, como: Jonas e sua desobediência, Sansão e sua displicência, Marta e sua falta de discernimento, Tomé e sua falta de fé, a mulher de Ló e sua desobediência à instrução e, claro, Pedro, com seus rompantes e o marcante episódio de ter negado a Jesus.
A Educação Cristã é maravilhosa porque permite que todos os exemplos citados sirvam como uma sólida base de aprendizado, possibilitando o homem simples, comum e cheio de seus pecados se aproximar de Deus. A questão é se valorizamos esse tipo de aprendizado, que é contínuo e prático, ou se o desperdiçamos focando nos personagens e suas histórias como algo passado e que não tem nenhuma correlação com o hoje e com a vida cotidiana de tantos alunos da EBD e membros da igreja.
Com parte nesse princípio, esse livro traz uma reflexão sobre os erros e acertos de Pedro, o discípulo valentão e cheio de disposição, mas marcado por ter negado a Cristo, porque a Educação se constrói dos questionamentos e erros, para que possa promover soluções e acertos."