A busca pelo equilíbrio mental é uma questão cuja relevância se fez mais presente após a pandemia mundial surgida a partir do ano de 2019. O presente estudo se desenvolveu nesse período, durante o qual a autora obteve formação na área de psicanálise clínica. Questões que sempre a intrigaram passaram por uma pesquisa bibliográfica e deram origem aos textos que fazem parte desta coletânea.
Sob a ótica psicanalítica, abordam-se aspectos relacionados à saúde físico-mental, tais como: ansiedade, depressão, libido, bullying, fibromialgia etc. Os textos buscam ainda explanar aproximações possíveis entre psicanálise, neurociência e espiritualidade/religiosidade.
Finalmente, trata-se sobre conceitos mais específicos presentes no setting psicanalítico, como: projeção, transferência e diagnóstico; realizando um breve relato sobre aspectos clínicos relevantes para a obtenção da cura psicanalítica.
Em suma, a presente obra busca ressaltar: como a interdisciplinariedade pode ser vantajosa no trabalho do psicanalista; a importância do diálogo no processo de recuperação e a responsabilidade do próprio paciente na obtenção do seu diagnóstico e cura. Esta é uma leitura muito útil, tanto para o psicanalista em início de carreira como para o leigo no assunto, que esteja interessado em iniciar ou enriquecer sua jornada de autoconhecimento.