A presente obra, em sua essência, primou em contar a brilhante participação histórica dos protagonistas da segurança pública no estado de Minas Gerais: o bravo Alferes Tiradentes e o Coronel Médico Juscelino Kubitschek. Eles serviram na polícia militar de Minas Gerais e são considerados ícones da transformação e mediação de conflitos em nosso estado. Seus ensinamentos perduram ao longo do tempo, sendo o Alferes Tiradentes o idealizador do "sonho da liberdade" e tendo o Coronel Médico Juscelino Kubitschek um "olhar desenvolvimentista".
Quando pensamos em conflitos na segurança pública, logo nos lembramos de que precisamos construir uma cultura de resolução e transformação dos conflitos. E diante disso, os operadores da segurança pública poderão conhecer e utilizar as seguintes ferramentas: negociação, mediação, conciliação e arbitragem, instrumentos esses fundamentais na resolução dos dissídios sociais contemporâneos, nas questões de direitos disponíveis. Além de conhecerem os "5 S" da resolução e transformação dos conflitos no âmbito da segurança pública.
Aprender para aperfeiçoar, ensinar para transformar e cuidar para que tenhamos, em Minas Gerais, o melhor lugar para se viver.