Coletânea de plantas medicinais utilizadas pela população do Norte e Nordeste do Brasil, com informações referentes sobre modo de utilização e indicações terapêuticas. Breve orientação sobre como fazer suporte básico de vida, conforme orientações da (American Heart Association-USA). Indo além, mostramos resumidamente, os paradigmas da medicina ao longo do tempo e quais os recursos terapêuticos disponíveis para auxiliar as práticas da medicina invasiva. Num passado recente, era comum a desconfiança em torno de práticas como: fitoterapia, homeopatia, acupuntura ect. Hoje a ciência moderna foi ao encontro dessas práticas milenares que sempre foram utilizadas por naturalistas, farmacêuticos e sacerdotes orientais e o resultado como não podia ser diferente foi a criação desse novo conceito de saúde, que de novo não tem nada, a não ser a aceitação por parte da medicina tradicional intervencionista de que essas práticas de fato podem ser eficazes na prevenção, promoção e reabilitação de pessoas com agravos ou doenças.
Medicina Integrativa é a abordagem que procura casar práticas tradicionais com métodos que, em vez de focar num problema específico, buscam tratar o corpo como um todo.
Em face dos interesses do capital internacional. É necessário lançar um olhar crítico sobre o que é melhor para restaurar a saúde das pessoas: os modelos de prática, a estrutura das profissões, a legislação e assim adquirir argumentos para provocar mudanças orgânicas.