Zedequias é uma barata corajosa e determinada, ele e sua família vivem dentro da porta da casa de uma família de humanos. Cansado e revoltado pelo modo que são tratados e vendo o sofrimento de sua família ao passar fome diariamente, fora os perigos constantes em que se submetiam todos os dias, sonha em encontrar um lugar chamado "Portoratas", mais conhecido como o paraíso das Baratas. Um lugar totalmente desconhecido e contado entre as baratas como um mito. Mas, para encontrar esse paraíso ele irá precisará enfrentar os seus medos e embarcar em uma aventura no gigantesco mundo dos seres humanos.
Ele conhece Jeredi Doidão, uma barata meio biruta que mesmo sem ao menos saber aonde fica o tal paraíso se voluntaria a acompanha-lo nessa viagem e um gato que o chamam de Pirata, ele foi abandonado por sua família de humanos e desde então vive nas ruas comendo os restos das lixeiras. Pirata é esperto e inteligente e sabe como planejar um bom plano para se chegar em qualquer lugar, já Jeredi é apenas uma baratinha velha que vive comendo migalhas e que morre de modo de voar.
Juntos descobrem que o mundo é cruel quando se é apenas um ser indefeso. Porém, mesmo diante de toda maldade, sempre existirá a luz, uma luz forte e poderosa que vem para as nossas vidas na forma de amigos.
Nessa aventura Zedequias faz novas amizades, vive grandes aventuras e aprende valiosas lições que o ajudarão a viver e a ajudar a sua família.