Este manual endereça os principais aspectos jurídicos de operações de fusões e aquisições (também conhecidas pela sigla em inglês "M&A") na área da saúde, desde as negociações iniciais até a integração das empresas após a conclusão da operação.
Não temos a pretensão de que esta obra esgote as discussões e etapas que uma operação de M&A na área da saúde pode envolver. Pelo contrário, este manual pretende ser conciso e objetivo, concentrando-se nas questões mais relevantes e frequentes com o objetivo de nortear de forma prática o trabalho de equipes envolvidas em operações de M&A na área da saúde, independentemente do seu grau de experiência.
Este manual traz, portanto, aos leitores, um panorama geral para auxiliá-los em transações – ou Deals, como frequentemente referidos no mercado de M&A e ao longo do nosso material. No entanto, é necessário frisar que a estrutura de uma operação deve ser desenvolvida de forma específica para atender aos interesses das partes, adaptando-se à situação concreta e possibilitando a convergência de esforços dos assessores contratados. Assim, uma estrutura jurídica eficaz deve ser desenvolvida conforme as necessidades, a cultura e os interesses das partes para colaborar com o sucesso da transação.