Este trabalho tem como objeto principal a análise técnica do uso de luminárias com tecnologia LED nos sistemas de iluminação de aeroportos em comparação às luminárias convencionais usualmente utilizadas. Os sistemas de iluminação de aeroportos abrangem diversos sistemas de iluminação. Nos terminais de passageiros TPS utilizam-se luminárias comerciais; nos terminais de carga, utilizam-se luminárias industriais; nas vias de acesso ao aeroporto, utilizam-se luminárias públicas; nos sistemas de auxílio ao voo nas pistas de pouso e decolagem, utilizam-se luminárias específicas para aeroportos, como as luminárias de balizamento; nos pátios de aeronaves, utilizam-se projetores com lâmpadas de multivapores metálicos.
Neste trabalho, são feitos cinco estudos de casos no aeroporto de Salvador: saguão do terminal de passageiros; área de armazenagem do terminal de cargas, vias de acesso do terminal de cargas, pátio 3 de aeronaves, balizamento das pistas de taxiway; sob a óptica da sustentabilidade, da economia obtida analisando-se os custos de aquisição, consumo de energia, manutenção, eficiência energética e os impactos no meio ambiente, seja no uso ou no descarte das luminárias e lâmpadas; estudos baseados em normas técnicas da ABNT e aviação civil e catálogos técnicos de fabricantes.
Este trabalho comprova que o uso de luminárias LED nos sistemas de iluminação de aeroportos é mais eficiente, sustentável e econômico em relação ao uso das luminárias com lâmpadas convencionais.