Na inventiva e divertida estreia de Martha Batalha na literatura infantojuvenil, Liz, uma garota que acabou de ter sua vida virada de ponta-cabeça, nos conta tudo sobre seu incrível plano para ter sua vida de antes. Ela quer construir uma máquina de dar marcha a ré!
Você sabia que um lugar pode guardar muitas histórias? Histórias de um tempo que já foi e outras que estão acontecendo agora. Neste livro, Liz vai nos contar a história dela em sua nova casa, o sítio da Raquel. A garota de quase onze anos vivia feliz em uma cidade barulhenta e cheia de prédios, mas, depois da morte da mãe, teve de se mudar com o irmão Tico e o pai para a casa no meio do mato da vó Raquel (segundo Liz, uma vó de mentira). Ali ela reencontra a girafa Igor (seu amigo imaginário).
Antes ela contava com a mãe para enfrentar todos os seus medos — medo-montanha, medo-freio, medo-lençol. Agora terá de arranjar outro jeito de superá-los. Mas Liz tem um plano: construir uma máquina de dar marcha a ré. Junto com Tico e Igor, ela vai viver uma grande aventura no sítio, tentando encontrar uma maneira de voltar para trás e, entre tombos, sustos e muitas risadas, acabará descobrindo segredos do passado e do presente daquele lugar, de sua família e até de si mesma. Com muito humor e perspicácia, a narrativa de Martha Batalha trata do amadurecer, do autoconhecimento, do enfrentamento do luto e das relações familiares. As ilustrações de Joana Penna, ilustradora da série de grande sucesso Diário de Pilar, garantem ainda mais vivacidade e leveza à obra da autora, que tem livros publicados em mais de dezoito países.
Indicado para leitores a partir de 9 anos.