Avistamos, diante deste livro, duas meninas-mulheres que se fundem: a mulher, autora, Ivone Silva de Jesus, e o seu espelhamento, criança: a pequena Ivone, sedenta de leitura, com olhos atentos para os textos literários que deram cordas à sua imaginação criativa. Por meio dessas duas feições, que são corporificadas nesta publicação, podemos ter duas experiências prazerosas: a leveza do olhar para os livros da literatura infantil, com sensibilidade, mas também o critério e a argúcia analítica e teórica da experiente professora.
Com isso, o êxito do livro está promulgado: ingressar por um texto preocupado com as diferenças possíveis da literatura infantil, mas também com uma interpretação sensível de suas obras, que ressoam através das páginas ao tratar de variadas questões, dentre elas as raciais e as deficiências. Por meio dessa leitura, somos mobilizados a ter solfejos, saltos, risos, choros, inquietações: somos adultos, mas com a oportunidade de vivenciar os sabores da infância pretérita com um elenco de livros precisamente selecionados e com uma refinada escrita analítica.
Ivo Falcão da Silva
Pós-Doutorado em Teoria Literária, Doutor e Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Simões Filho.