Este livro explora a Educação Matemática na infância, no território de crianças de zero a três anos de idade. Trata-se de uma obra que busca dialogar com os saberes e fazeres da Educação Infantil a partir da apresentação de práticas pedagógicas de professoras que atuam em creches.
Aqui, o leitor vai encontrar três atos para a promoção do acesso à linguagem matemática: 1) o currículo da infância; 2) a experiência com a Matemática no território dos pequenos; e 3) as reflexões acerca da Educação Infantil desejável ao que idealizamos ser possível no campo das interações e brincadeiras.
Para tanto, os autores dialogam com o campo do currículo e da formação de professores, em um movimento de interação com outras obras da coleção Tendências em Educação Matemática. E apresentam, ainda, diversos exemplos de como explorar a rotina de grupos infantis no cotidiano das instituições de atendimento à infância, a partir do cuidar e educar matematicamente.
Esta obra é um instrumento para que educadores matemáticos criativos, críticos, reflexivos e autônomos consigam transgredir os processos de desenvolvimento e aprendizagem para além de momentos pontuais e esporádicos.